20 de nov de 2015

Chapolin completa 45 anos nesta quinta-feira (19)

Há 45 anos, Roberto Bolanõs aparecia na TV dando vida a um dos poucos heróis latino-americanos. Nesta quinta-feira (19), Chapolin Colorado completa quatro décadas e meia de existência.

O "Polegar Vermelho" é um dos personagens mais importantes da carreira do ator mexicano, morto em 2014. Assim como "Chaves", o atrapalhado Vermelhinho também ganhou uma série solo que fez sucesso em vários países com seus bordões repetidos à exaustão como, por exemplo, "sigam-me os bons" e "não contavam com minha astúcia".

O personagem "nasceu" dois anos antes do fenômeno Chaves em um quadro do programa "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada". A atração nunca foi exibida no Brasil.

O sucesso de Chapolin levou a emissora Televisión Independiente de México a apostar em uma produção independente para o personagem três anos após o canal se juntar ao Telesistema Mexicano para formar a rede Televisa.

O projeto teve sete temporadas e saiu do ar em 1979. A partir de então, o personagem passou a bater ponto no programa "Chesperito", estrelado por Bolaños, até 1992.

No Brasil, "Chapolin" estreou na grade do SBT em 1984. E ficou no ar durante mais de 20 anos! A última vez em que a emissora paulista exibiu a atração foi em fevereiro deste ano.
Veja outras curiosidades sobre o "Polegar Vermelho"!

  1. O nome original do herói é "Chapulín", uma espécie de gafanhoto muito apreciada na culinária mexicana
  2. Famoso pelo "uniforme" vermelho com detalhes amarelos, Chapolin foi concebido para ser verde. Só que a emissora que decidiu investir no personagem trabalhava apenas com quatro cores: azul, branco, preto e vermelho. E Bolaños precisou escolher uma delas!
  3. "El Chapulín Colorado" foi exibido em mais de 100 países e traduzido para mais de 50 idiomas. Com sete temporadas, o seriado teve cerca de 253 episódios
  4. O programa chegou ao fim após Bolaños se machucar em uma gravação. O mexicano tropeçou no cenário, cortou o supercílio e precisou gravar usando um tapa olho para esconder os pontos que levou no rosto. Após o acidente, o veterano decidiu que não tinha mais idade para dar vida ao herói
  5. A despedida não foi definitiva. Apesar de ter gravado o episódio final em 1979, anunciando a "aposentadoria" do "Vermelhinho", Bolanõs voltou a aparecer com sua marreta biônica e suas anteninhas no programa "Chesperito", entre 1980 e 1992
  6. Programa do herói mexicano teve sete temporadas no México.
Famosidade