19 de nov de 2015

Impostômetro atingirá dia 21 total de R$ 1,8 tri em tributos pagos em 2015

Os brasileiros pagaram em 2015 um total de R$ 1,8 trilhão em tributos, estima o Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante será atingido às 12h30 horas do sábado, 21, ou 21 dias antes do que em 2014, quando a mesma arrecadação foi registrada em 31 de outubro.

Segundo cálculos da ACSP, com esse valor é possível construir 6,2 milhões de postos de saúde equipados, construir 55,5 milhões de casas populares de 40 metros quadrados, pagar durante 120,3 mil meses a conta de energia de todos os brasileiros ou fornecer cestas básicas para toda a população brasileira por 29 meses.

"Apesar do baixo nível de atividade, a alta dos preços vem fazendo com que a arrecadação cresça em valores nominais. Isso mostra que, a despeito da recessão, os consumidores continuam pagando muito imposto", diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

O Impostômetro fica localizado na sede da ACSP, no centro da capital paulista, e tem o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre o alto valor pago em tributos federais, estaduais e municipais. Pelo portal www.impostometro.com.br é possível levantar os valores que as populações de cada Estado e município brasileiro pagam em tributos e também visualizar o que dá para os governos fazerem com todo o dinheiro arrecadado. Com informações do Estadão Conteúdo.

Estadão