17 de nov de 2015

Uepa ministra aula inaugural da especialização em transporte hidroviário

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Associação dos Profissionais de Logística da Amazônia (Asplam), ministra nesta terça-feira (17) a aula inaugural da pós-graduação lato sensu em Transporte Hidroviário e Gestão Portuária. A aula ocorre às 19h, no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), localizado na Travessa Enéas Pinheiro, bairro do Marco.

O curso foi criado neste ano e, segundo o coordenador da especialização, Hélio Ferreira, atende a uma demanda por qualificação de mão de obra e planejamentos estratégicos para a região. “As hidrovias são pouco exploradas como modo de transporte no Brasil. Para operar uma hidrovia, você tem que criar um porto. Não se pode fazer um curso só de estrutura ou gestão hidroviária. É preciso combinar infraestrutura hidroviária e gestão portuária, para ser completo”, afirma.

Alguns fatores que potencializam a relevância do curso são a ampliação do canal do Panamá, o aumento dos investimentos no agronegócio do Estado e da região Norte, além do reconhecimento das vantagens de escoar produção de madeira, minério, gado e grãos. Segundo o presidente da Asplam, Alexandre Araújo, “o Pará é uma região estratégica no escoamento do agronegócio e de outras atividades, ele tem sido visado como vetor logístico. Necessita, portanto, de um modelo de logística próprio”.

O desenvolvimento regional faz parte dos debates do curso. Segundo o coordenador, o transporte hidroviário, além de ser estratégico, minimiza custos de manutenção de infraestrutura e reduz o consumo de combustíveis fósseis, usado no transporte rodoviário.

O curso é vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, do CCNT. A ênfase está na capacitação e no fornecimento de ferramentas para a mão de obra local, apesar de maior parte dos profissionais hoje ser de outras regiões. “Por ser um curso que atende a uma demanda criada por poucas opções no país, há ainda muita gente de fora, porque eles não têm esses rios”, complementa Hélio. A previsão é que mais pessoas do Pará e do Norte ingressem nas próximas turmas.

Serviço: aula inaugural da especialização em Transporte Hidroviário e Gestão Portuária da Uepa. Terça-feira (17), às 19h, no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), na Travessa Enéas Pinheiro, 2626, Marco.

Ize Sena
Universidade do Estado do Pará